AERO Magazine
Busca

EAA AirVenture 2024

Boeing B-29 Superfortress estarão juntos no AirVenture 2024

Os dois únicos bombardeiros B-29 em condições de voo nos Estados Unidos voltam a se reencontrar no AirVenture para comemorar os 80 anos do Dia D


Última aparição dos dois B-29 em Oshkosh ocorreu em 2017 - EAA
Última aparição dos dois B-29 em Oshkosh ocorreu em 2017 - EAA

Os dois únicos Boeing B-29 Superfortresses em condições de voo vão se reencontrar novamente no EAA AirVenture de 2024, que acontece em Oshkosh. A dupla de bombardeiros será uma das entrelas do show aéreo deste ano, em alusão ao “Turning the Tide” de 1944 e ao 80º aniversário do Dia D. 

Ao longo de mais de cinquenta anos essa será a quarta vez que os dois B-29 estarão juntos em um show aéreo. A última vez ocorreu justamente o AirVenture, na edição de 2017. Embora ambos aviões se apresentem em dezenas de eventos aeronáuticos nos Estados Unidos, eles são operados por instituições de preservação diferentes.

Os B-29 possuem um protagonismo especial na aviação militar norte-america, pois foram utilizadas durante a campanha de ataque ao Japão durante a Segunda Guerra, tendo desempenhado um papel fundamental na neutralização das capacidades inimigas. Além disso, se tornaram famosos por terem sido utilizado no lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Os dois B-29 estarão expostos ao público e devem realizar diversos sobrevoos em formação, incluindo a abertura do show aéreo noturno, em 24 de julho.

Por Micael Rocha
Publicado em 12/04/2024, às 14h00


Mais Notícias