AERO Magazine
Busca

Hélice heptapá

Pilatus PC-12 poderá ganhar hélice de 7 pás

Nova hélice de 7 pás desenvolvida pela MT Propeller oferece menor ruído, menor vibração e melhora a performance de decolagem do Pilatus PC-12


As novas hélices heptapás não exigem nenhum tipo de mudança no motor ou no software do avião - Divulgação
As novas hélices heptapás não exigem nenhum tipo de mudança no motor ou no software do avião - Divulgação

Os monoturboélices PC-12 da suíça Pilatus poderão receber um retrofit para instalação de um conjunto de hélice com sete pás, o que permitirá decolagens mais curtas e silenciosas.

A MT Propeller, fabricante do dispositivo, recebeu a certificação suplementar de da agência de aviação civil dos Estados Unidos, (FAA, na sigla em inglês). A hélice heptapá foi designada como “Silent 7” e oferece melhor desempenho em pistas curtas, quando comparado às tradicionais de quatro pás.

As pás são feitas de compósito e protegidas por uma liga de níquel no bordo de ataque do aerofólio. Porém, caso haja algum tipo de dano por objetos como cascalho, pedra ou aves, é previsto o reparo pelo fabricante dentro da garantia da vida útil.

A mudança envolve apenas a substituição do conjunto da hélice, sem a necessidade de nenhum serviço adicional no motor ou no software de controle. Todavia, o conjunto está disponível apenas para os PC-12 equipados com os propulsores PT6A-67B, PT6A-67P e  PT6E-67XP, equipados com as hélices MTV-47-1-N-C-F-R(P)/CFR260-361

Segundo a MT Propeller, as novas hélices oferecem algumas vantagens, como redução da distância de decolagem em até quinze por cento, considerando um obstátulo de 50 pés, melhora o desempenho de subida; aumento da distância do disco da hélice do solo, o que permite reduzir as chances de colisão com objetos estranhos; e por fim, redução do ruído externo em até 4 dB(A) e na cabine de passageiros em até 7 dB(A), se comparado as originais.

Por Micael Rocha
Publicado em 26/04/2024, às 15h00


Mais Notícias