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Falhas na manutenção

Boeing 737 saiu da pista nos EUA por erro de manutenção

Boeing 737 saiu da pista durante pouso no aeroporto de Dallas por um erro na manutenção do sistema de freios


Boeing 737 parou além dos limites da pista 17L no aeroporto de Dallas Fort Worth - NTSB
Boeing 737 parou além dos limites da pista 17L no aeroporto de Dallas Fort Worth - NTSB

Uma manutenção inadequada pode ter sido a causa de um Boeing 737 ter saído da pista em Dallas, no Texas, no último dia 10 de fevereiro. Segundo a agência de investigação dos transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), foram encontradas linhas de freio montadas incorretamente, o que teria contribuído com a excursão de pista do avião no aeroporto de Dallas-Fort Worth.

Segundo os investigadores, as linhas de freio “trocadas” podem ter feito o Boeing 737-800 não conseguir parar dentro dos limites da pista no momento do pouso, cchamado tecnicamente de Runway Overrun.

Ainda que tenha saído dos limites da pista, o Boeing 737 parou na área conhecida como RESA (Runway End Safety Area), projetada justamente com o fim de permitir uma parada segura de qualquer avião que tenha problemas para parar no espaço previsto. Nenhum dos 98 passageiros e seis tripulantes a bordo sofreram ferimentos.

O relatório preliminar do NTSB sugeriu que os funcionários de manutenção da American Airlines conectaram indevidamente as linhas de freio durante a manutenção em 6 de fevereiro. O serviço faz parte de um projeto da empresa para substituir os atuais freios com discos de aço por freios de carbono, considerados leves e mais eficientes.

Para esta mudança, foi necessário a instalação de quatro “limitadores de fluxo” nas linhas hidráulicas – dois limitadores para cada perna do trem, sendo um para a roda externa e outro para a roda interna.

ntsb

“As linhas hidráulicas flexíveis que fornecem pressão aos freios [interno direito] e [externo direito] foram trocadas na conexão com os limitadores de fluxo”, relatou o relatório do NTSB.

“O trem de pouso principal esquerdo também teve um problema envolvendo um chicote elétrico instalado incorretamente. O conector elétrico do transdutor de velocidade da roda [do lado esquerdo] e do [interno esquerdo] foram trocados”, detalhou o documento.

A falha de manutenção está agora sob investigação das causas que levaram ao erro.

Por Micael Rocha
Publicado em 25/03/2024, às 12h00


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