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Wi-fi de alta velocidade para aeronaves

Teste a bordo e confirma alta velocidade de conectividade Ka-Band


A Honeywell Aerospace e a Inmarsat concluíram com sucesso a primeira fase de testes para o uso de conexão banda larga a bordo de aviões comerciais, através da rede da GX Aviation. A proposta é oferecer acesso com velocidade compatível as conexões em terra.

O sistema utiliza o hardware JetWave da Honeywell que permite as aeronaves se conectarem a constelação de satélites Global Inmarsat Xpress aos serviços de wi-fi e Ka-Band da GX Aviation.

Os testes, que incluem vídeos streaming no Youtube, rádio ao vivo, conferências online, download de arquivos e etc, foram conduzidos no Reino Unido em junho de 2015 validando a capacidade do GX Aviation de entregar alta velocidade de wi-fi enquanto a aeronave sobrevoa a água ou o solo. Durante os ensaios foi comprovada a qualidade da conexão entre o hardware da JetWave e o primeiro satélite da Inmarsat Global Xpress, o I-5 F1, que gera serviços da GX Aviation para a Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Os testes seguem o mesmo padrão de alta velocidade e performance completados em 2015.

“Estamos no limiar de uma nova era de conectividade e o teste bem sucedido do hardware da Inmarsat com a rede GX Aviation é um passo importante para deixar esse serviço pronto para o uso do público”, afirma Jack Jacobs, vice-presidente de segurança e conectividade da Honeywell Aerospace. “Aeronaves, passageiros e pilotos continuam pedindo por um wi-fi a bordo melhor, mais consistente e cada vez mais rápido para facilitar seu trabalho e melhorar a experiência de voo”.

A rede de satélites GX Aviation já está operando atualmente na região do Oceano Índico para o governo, clientes da marinha e outras empresas e utiliza o primeiro satélite Global Xpress. O lançamento bem sucedido do segundo satélite, em fevereiro de 2015, permitirá que a rede Ka-band Inmarsat também cubra as regiões das Américas e do Oceano Atlântico.

Durante a primeira fase do programa de qualificação e certificação completa, a Honeywell utilizou um Boeing 757 equipado com o sistema JetWave incluindo antena oferecida as companhias aéreas comerciais. O hardware é comum entre a aviação geral e executiva com versões do sistema JetWave para transportes aéreos.

Redação
Publicado em 17/06/2015, às 14h00 - Atualizado às 14h15


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