AERO Magazine
Busca

Filmes

Tom Cruise voa do lado de fora de um A400M

O astro de Hollywood dispensou dublê na gravação das cenas do próximo “Missão Impossível” em que decola amarrado na lateral externa do avião militar da Airbus


Quem assistiu ao trailer de “Missão Impossível – Nação Secreta” (Mission: Impossible Rogue Nation) deve ter visto a impressionante cena do personagem Ethan Hunt (Tom Cruise) pendurado do lado de fora de um quadrimotor militar Airbus A400M.

A princípio, a cena parece ser mais um dos absurdos da franquia “Missão Impossível”, que faz jus ao nome e cria situações fantasiosas e muito longe da realidade. Porém, por mais incrível que pareça, a cena é real. Sim, o astro do cinema Tom Cruise, no auge de seus 53 anos, realmente voou pendurado do lado de fora do avião.

O ator, conhecido por seus filmes de ação, surpreendeu o mundo do cinema ao dispensar em diversas ocasiões o uso de dublês. No filme anterior da franquia, “Missão Impossível – Protocolo Fantasma”, o ator escalou o Burj Khalifa, a maior construção feita pelo homem, com 829,8 m de altura. Na ocasião, Cruise afirmou que a experiência de aprendizagem foi importante e excitante.

Nesta nova sequência, com o A400M, a produção pensou inicialmente em utilizar computação gráfica com o auxílio de um boneco. Posteriormente, cogitou-se o emprego de um dublê, ideia que logo foi descartada por Cruise, que optou por fazer as cenas.

Após o ator ser amarrado em frente à porta lateral, o avião decolou para um sobrevoo a 5.000 pés sobre o Reino Unido. Além da enorme segurança, que envolveu amarras em posições estratégicas para evitar que o ator batesse com violência na fuselagem do cargueiro, foi instalada uma câmera de alta definição em frente ao ator.

Durante as cenas que serão exibidas no cinema, o ator aparece segurando o blast deflector, porém, essa tomada foi previamente gravada no solo, com o avião estacionado. Em voo, o sistema estava armado, garantindo assim, que o herói do filme pudesse realizar todas as tomadas em segurança.

Assita ao vídeo do making of:

Redação
Publicado em 15/07/2015, às 14h15 - Atualizado às 16h41


Mais Notícias