AERO Magazine
Busca

Partiu férias

Dicas para transportar bagagens especiais no avião

Materiais esportivos, animais, plantas, remédios, ferramentas... Faça o planejamento correto ao arrumar suas malas


Arrumar as malas costuma ser uma tarefa quase automática para muita gente. É só separar tudo e colocar nas malas. Nessa hora, o máximo que a maioria das pessoas pensa é no peso da bagagem. Isso porque existem restrições. Para voos nacionais, o limite é de 23 kg por pessoa. Em geral, este é o máximo permitido também para voos que partem do Brasil para outros países da América do Sul. Para os demais voos internacionais, o passageiro tem o limite quase dobrado: pode levar até duas malas de 32 kg cada.

Além da preocupação com itens básicos como roupas, acessórios e câmera fotográfica, é importante que a mala seja identificada com nome, endereço e telefone de seu dono. Isso facilita seu reconhecimento no desembarque e, também, auxilia as empresas aéreas em caso de extravio. Aparelhos eletrônicos, joias, dinheiro e outros objetos de valor só poderão ser levados na bagagem de mão (que não pode exceder os 5 kg).

Até aí, sem muitas dificuldades. A parte mais complexa vem quando o que se deseja transportar não é o estritamente necessário, o comum. E, sim, animais, artigos esportivos, remédios especiais, plantas, instrumentos musicais, ferramentas ou bebidas. Preparamos um breve manual de como proceder nesses casos. 

MATERIAIS ESPORTIVOS 
Podem ser transportados normalmente como bagagem despachada. Fique atento, pois esse tipo de artigo entra na contagem do peso máximo permitido. Ou seja, se a bicicleta pesar 13 kg você terá apenas mais dez para a bagagem. O mesmo se aplica a patins, bola de boliche, esquis, tacos de golfe e assim por diante. As exceções são caiaque e windsurf; por causa do tamanho, eles seguem uma regra específica que varia de empresa para empresa. Vale consultar a companhia pela qual irá viajar. 

INSTRUMENTOS MUSICAIS 
São permitidos na cabine de passageiros se não ultrapassar o limite de peso e as dimensões máximas permitidas para a bagagem de mão. Caso contrário, o instrumento deve ser despachado e também entrará na contagem do peso máximo tolerado. Há, ainda, uma terceira opção: pesando menos de 45 kg, ele pode ir ao seu lado no voo, se for comprado um assento extra.

BEBIDAS 
Mais simples. Tanto as alcoólicas quanto as não alcoólicas podem ser transportadas na mala despachada desde que estejam nas garrafas originais, lacradas e dentro de uma embalagem plástica.

MEDICAMENTOS ESPECIAIS 
São aqueles que precisam de refrigeração. Ela poderá ser feita por meio do uso de gelo em gel ou, então, por gelo seco (desde que as caixas térmicas possuam saída para o dióxido de carbono e não ultrapasse 2,5 kg). Caso o remédio seja acompanhado de seringa, é preferível que ele seja despachado no check-in.

FERRAMENTAS 
Elas são permitidas se registradas e despachadas junto com a mala. Você não poderá levar alicate, tesoura ou qualquer outro artefato cortante ou pontiagudo na bagagem de mão já que podem oferecer algum risco aos demais passageiros.

ANIMAIS 
Para que o transporte possa ocorrer, é necessário que a companhia aérea seja avisada com antecedência, pois há um limite de carga viva por voo. De modo geral, o animal irá em um compartimento específico e deverá estar em uma caixa de transporte (Ela deve permitir que o animal fique de pé e dê uma volta de 360° em torno de si mesmo, conter ventilação adequada, material suficientemente rígido para proteger o bichinho de possíveis choque e seu piso deve absorver qualquer tipo de excreção). Além desse cuidado, uma taxa extra e alguns documentos poderão ser cobrados. A Anac exige a carteira de vacinação atualizada; para viagens internacionais, é obrigatório apresentar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) e em alguns casos um Certificado Sanitário. Para animais silvestres, o IBAMA deve autorizar o transporte.

PLANTAS
Apesar de ser vivo, seu transporte é mais simples. Nos voos internacionais, elas são permitidas somente via cargas. Nos domésticos, você transportá-la consigo, por isso é necessário bom senso para que água e terra não sejam derrubadas. A documentação requerida pode variar, consulte a Secretaria de Agricultura do seu estado. 

Redação
Publicado em 26/11/2015, às 09h50 - Atualizado em 02/12/2015, às 16h41


Mais Notícias