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A partir do segundo semestre

Avião experimental terá plantas gratuitas disponibilizadas na internet

Nova versão do KR-2S, chamada de Freebird, terá suas plantas gratuitas disponibilizadas na internet no segundo semestre


A aeronave de dois lugares terá fuselagem mais longa e mais larga - Divulgação
A aeronave de dois lugares terá fuselagem mais longa e mais larga - Divulgação

O projeto open-source FreeBird, que prevê uma aeronave experimental KR-25, está em fase de desenvolvimento final nos Estados Unidos. A planta, que será disponibilizada gratuitamente, tem previsão de finalização até o segundo semestre de 2024.

Dentre as novidades o avião de dois lugares terá fuselagem mais longa e mais larga, canopy Dragonfly (ou outro) maior e mais leve, estabilizador vertical e leme mais altos, split flaps, ailerons mais eficientes e diversas opções de motores, dentre os quais Corvair, Continental, Lycoming, Rotax, Volkswagen, entre outras.

Esse projeto é um esforço colaborativo de "código aberto" entre membros do KRnet e profissionais especializados em ferramentas CAD, que possibilitam plantas para a montagem das aeronaves de forma simples e de fácil leitura, inclusive algumas partes em tamanho real.

Quando estiverem prontas as plantas e desenhos desenvolvidas pela KRnet serão oferecidas ao público em geral para download de forma gratuita, em formato PDF. O objetivo é reduzir os custos de compra e produção do avião, voltado para a aviação desportiva, a mais popular nos Estados Unidos e com grande potencial inclusive no Brasil. A intenção é permitir que construtores criem suas próprias aeronaves experimentais de baixo custo, usando madeira ou compósito,literalmente na garagem de casa.

Diferentemente de outros projetos gratuitos, além das plantas que permitirão a construção da fuselagem da aeronave, a KRnet disponibilizará também os desenhos técnicos com os layouts de sistema de combustível, montagem de diversos tipos de painel de instrumentos, esquemas elétricos, entre outros.

O objetivo é permitir com que os aviões fiquem o mais próximos do modelo padrão que está sendo desenvolvido pelo time de engenheiros, ainda que a personalização seja uma das premissas do projeto.

Por Micael Rocha
Publicado em 23/02/2024, às 17h15


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