AERO Magazine
Busca

Parceria Brasil x Moçambique

Delegação africana visita ANAC para conhecer o Registro Aeronáutico Brasileiro

Técnicos do Instituto de Aviação Civil de Moçambique vieram à sede da ANAC para treinamento sobre o RAB


Anselmo Falusso e Edith Samuel Machavela Machava, do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, estiveram na sede do órgão - Divulgação
Anselmo Falusso e Edith Samuel Machavela Machava, do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, estiveram na sede do órgão - Divulgação

Uma delegação de Moçambique esteve na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília, durante a semana, para uma visita técnica com o objetivo de conhecer as principais características do Registro Aeronáutico Brasileiro.

A visita foi parte de um esforço para colher informações e estabelecer, em Moçambique, uma estrutura semelhante ao RAB do Brasil.

Modernização do Registro Aeronáutico Brasileiro

O Registro Aeronáutico Brasileiro, que detém a segunda maior frota de aeronaves do mundo, vem passando por inúmeras atualizações para consolidar sua transformação digital. Essas melhorias incluem a simplificação e revisão de normas e procedimentos, com o intuito de facilitar o acesso aos dados e reduzir a burocracia em termos de documentação aeronáutica.

Intercâmbio internacional de conhecimento

Representada por Anselmo Falusso e Edith Samuel Machavela Machava, a equipe do Instituto de Aviação Civil de Moçambique acompanhou as atividades da ANAC para compreender os padrões e processos de registro de aeronaves no Brasil. Segundo o órgão, a transferência de informações e práticas operacionais faz parte da cultura de auxílio ao desenvolvimento da aviação internacional.

Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (Caacl)

Essa colaboração é especialmente relevante dentro da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (Caacl), criada em 17 de julho de 2007. Na ocasião de sua fundação, participaram diversos países lusófonos, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil, representado pela ANAC.

Por Micael Rocha
Publicado em 17/05/2024, às 01h40


Mais Notícias